artigos
/ 01
A aprovação da emenda constitucional do orçamento impositivo pelo Congresso Nacional deixa claro o protagonismo que o Senado Federal e a Câmara dos Deputados estão assumindo nos últimos tempos. Ao se apropriar da pauta orçamentária, o Legislativo obriga o governo federal a executar políticas públicas até então comandadas exclusivamente pelo Palácio do Planalto.
Vinicius Poit e Renatho Melo* 16 de agosto de 2019 | 08h50 O orçamento público, reformado anualmente, segue um processo contínuo de reparos e adequações. Em situação de déficit como a que vivenciamos nos dias atuais, há a necessidade, no entanto, de reformulações que gerem profundas mudanças. As reformas precisam construir caminhos para uma verdadeira …
Estadão — A Inteligência orçamentária e sua ação na sociedade brasileira Leia mais »
Por Renatho Melo – 25/06/2019 01:00 Com a economia do país no fundo do poço, o Brasil vive um momento de profundos cortes de despesas, na tentativa de frear o déficit público e equilibrar as contas. No entanto, tais ações precisam ser tomadas da melhor maneira, buscando abrandar os possíveis efeitos colaterais. Se afiar o …